24 de maio de 2019

LAGUNA (2016): Ressaca Impacta o Município


Ressaca no Litoral Sul


29 outubro 2016 - Notisul/ Lysiê Santos.
Região Sul – Os moradores dos balneários da região acordaram assustados ao se deparar com a maré que subiu gradativamente no decorrer de sexta-feira, 28. Os primeiros efeitos foram sentidos no fim da manhã na Praia do Cardoso, na região do Farol de Santa Marta, em Laguna.
As inundações costeiras foram registrados em diversos municípios da Amurel, como nos balneários de Jaguaruna, Laguna, Imbituba, Garopaba, entre outros. Em algumas praias, as ondas chegaram a atingir entre três a cinco metros. Na orla do Mar Grosso, a água invadiu alguns trechos da avenida.
Segundo meteorologistas da Defesa Civil do estado, a ressaca ocorre por causa da influência do vento do ciclone na região. A previsão indica ondas de dois a três metros na praia, e cinco metros em alto mar. Por isso não se recomenda a navegação neste fim de semana. Os especialistas explicam que essa condição, associada à maré astronômica (amplificada pela lua nova), pode ocasionar alagamentos isolados, especialmente nas áreas mais baixas da costa catarinense.

Orla do Mar Grosso - Laguna 
  
Praia do Cardoso - Laguna 
Quanto à previsão do tempo, a tendência é que as temperaturas fiquem amenas até domingo, 30, com mínimas de 7°C e máximas de 24°C. Em contrapartida, o calor volta na segunda-feira, 31( Notisul, 2016). 

Consulta: http://www.contato.net/ressaca-provocou-estragos-em-balnearios-do-litoral-sul- nesta-sexta-feira/

**********************************

Ressaca surpreende turistas e moradores em Laguna/SC

Por André Luiz 

Nesta sexta (28/08/2016), ondas atingiram as vias da beira-mar do Mar Grosso, principalmente, na região da Praça do Vila. A Defesa Civil, através do coordenador Anderson Passos da Rocha, esteve monitorando a região. A maré alta já provoca pequenas erosões em alguns locais trazendo muita sujeira. No Farol de Santa Marta, na praia do Cardoso, a maré avançou ultrapassando os galpões dos barcos pesqueiros. Duas construções foram parcialmente destruídas. O prefeito Everaldo dos Santos esteve no local para verificar a situação e ouvir os relatos dos moradores. “Vamos esperar a maré acalmar para estabelecer o que vamos fazer”, definiu o coordenador da defesa. 

Os trabalhadores do mar colocaram as embarcações em locais seguros. O empresário João Baiuka mostrou as ondas avançando sobre os galpões de pescadores. Moradores alegam que é o maior registro dos últimos 11 anos na praia do Cardoso. Na lagoa de Santo Antônio, a travessia da balsa esteve interditada na tarde desta sexta-feira, devido a força dos ventos, na região da Ponta da Barra. 

No Centro Histórico as rajadas de vento trouxeram ondas fortes nas margens da lagoa assustando alguns pedestres que passavam pelo local. Na avenida Beira Mar, a água do mar sai pela boca de lobo e inunda algumas vias. Sujeiras nas duas pistas da via.

Galpões de barcos pesqueiros - Praia do Cardoso/Laguna 

Praia do Cardoso/ Laguna 
Praia do Mar Grosso - Laguna



Fonte:https://www.difusoralaguna.com.br/2016/10/28/ressaca-do-mar-surpreende-turistas-e- moradores/ 

_________________________
          
Publicação: Rita Dutra - Fpolis/SC

Nenhum comentário:

Mudanças climáticas e ocupação desordenada contribuem para tragédia no litoral norte de São Paulo.

T ragédia no litoral norte de São Paulo.   A.A. Notícias( 20/02/23) Para o  36 mortes  confirmado até agora  litoral norte de Sao Paulo  alé...