Ressaca fecha portos de Santa Catarina
11/08/2017
A maré astronômica, os ventos fortes na direção Nordeste com rajadas de até 80 km/h e as ondas de até 4 metros prejudicam as operações em portos catarinenses nesta sexta-feira. Pelo menos três portos estavam sem operar nesta sexta-feira: Itajaí, Navegantes e Imbituba.
Às 7h a Marinha fechou o canal de acesso aos portos de Itajaí e Navegantes. Dois navios deveriam ter atracado nesta sexta-feira nos terminais. Por enquanto não há previsão de abertura, porém são feitas reavaliações periodicamente.
No Porto de Imbituba, as operações também estão suspensas nesta sexta-feira. Já na noite de quinta, dois navios saíram do porto para garantir a segurança marítima. Agora aguardam a reabertura do terminal para voltar. Na tarde desta sexta-feira, a possibilidade de reabertura do porto será reavaliada em conjunto pelos práticos (que auxiliam na manobra dos navios), a SCPar Porto de Imbituba e a Marinha. O Porto de São Francisco, a princípio, estaria adiando as manobras, mas ainda sem confirmação. Já o porto de Itapoá, no Norte de SC, até o momento opera normalmente, porém com manobras com restrições. A próxima manobra prevista é a saída de dois navios na madrugada de sábado e que a princípio está mantida. Mas será feita uma reavaliação no fim de tarde, já que há previsão de piora do tempo. Na manhã desta sexta-feira, às 5h30min, foi feita a última manobra no porto.
A ressaca também atinge a costa gaúcha e suspendeu a circulação de navios no Porto de Rio Grande. Segundo a Praticagem da Barra, a operação foi interrompida ao meio-dia de quinta-feira, sem previsão de restabelecimento (DC Clicrbs, 2017).
Orla de Navegantes |
Orla do Porto de Itajaí |
____________________________
Publicação: Rita Dutra
Nenhum comentário:
Postar um comentário