Ressaca destrói parte do calçadão - Praia de Cabeçudas/Itajaí - SC
Reportagem: Diarinho Notícia (22/03/2019)
O mar violento não só prejudicou a navegação de grandes embarcações na costa da região como também fez estragos na orla de Itajaí. As ondas chegaram até próximo à estrada e destruíram parte do calçadão da rua Juvêncio Tavares do Amaral, a beira-mar das Cabeçudas. A Marinha já havia fechado a boca da Barra de Itajaí-açu para a navegação de grandes embarcações, por conta do mau tempo. A ressaca fez estragos num trecho de aproximadamente 20 metros do calçadão de Cabeçudas.
A Defesa Civil de Itajaí esteve no local com a presença de José Carmo Dias, coordenador do órgão. No trecho que ficou destruído havia um poste de iluminação, o poste cedeu, mas não chegou a cair. Para evitar algum acidente, a defesa Civil isolou a área. Uma empreiteira da prefeitura foi ao local, desativou a energia do poste e removeu a estrutura com a ajuda de um munck. O reparo do calçadão vai ser feito pela secretaria de Obras. Uma equipe da secretaria municipal avaliou a situação da praia e comunicou que os primeiros reparos devem iniciar no mesmo dia, caso as condições de maré permitam, informou a assessoria de imprensa da prefeitura.
Orla da praia de Cabeçudas - Itajaí |
De acordo com o professor Sergey Alex do Araújo, do laboratório de Climatologia da Univali, a ressaca deve perder força. Segundo professor, o mar ficou agitado por conta de uma frente fria que passou pela região e já subiu para a região sudeste do país. Pela manhã, a Marinha liberou a navegação no canal da Barra para grandes navios. Um transatlântico deixou de ancorar em Balneário Camboriú pode conta do mau tempo (Diarinho Notícias, 2019).
Vídeo do impacto da ressaca: https://vimeo.com/325747853
_________________________________________
Noticias da Defesa Civil Municipal sobre a Ressaca
Nota da DC: Maré alta com ressaca na costa de Itajaí na tarde desta quinta-feira (21/03), ocasionou prejuízos na praia de Cabeçudas. A Defesa Civil e a Secretaria de obras do município estiveram no local isolando as áreas mais atingidas do calçadão.
Atenção: Perigo a navegação, atividades de pesca, edificações, infraestruturas e vias em locais vulneráveis à erosão e inundações costeiras e ribeirinhas. Os fortes ventos na área marítima do quadrante sul a sudeste juntamente com a maré astronômica resultaram em ressaca em nossa costa. Este sistema deve se repetir na próxima madrugada (Defesa Civil de Itajaí, 2019).
Reportagem: https://www.facebook.com/Defesacivildeitajai/photos/a.406275969383192/2394367193907383/?type=3&theater
__________________________________
__________________________________
Rita Dutra
LAGECI UFSC
Nenhum comentário:
Postar um comentário