23 de maio de 2019

NAVEGANTES (2016): Ressaca Destrói a orla do Município - Outubro de 2016

Navegantes Decreta Estado de Emergência 
31/10/2016


A ressaca causou estragos no município de Navegantes, levando a decretar estado de emergência nesta segunda-feira. Até o fim da manhã, a prefeitura ainda contabilizava o prejuízo. A administração tem pressa para recuperar a área atingida até o início da temporada. O Gravatá, bairro mais atingido pela força das águas, tem uma das praias mais movimentadas da região. Também há preocupação em relação à segurança. O deque foi destruído e as áreas próximas à estrutura, além do estacionamento e do calçadão, correm risco de desabamento. A Defesa Civil pede que moradores e turistas evitem circular por ali. A ressaca arrancou parte das pedras que integravam o sistema de contenção da orla e assoreou o sistema de drenagem pluvial nas ruas, no Rio das Pedras e na barra do Rio Gravatá.


Praia de Gravatá - Navegantes/SC

Destruição da orla de Gravatá - Navegantes 

Orla de Gravatá - Navegantes/SC

Orla da Gravatá - Navegantes/SC
Durante o fim de semana houve operação de emergência para limpeza e desobstrução da Avenida Beira-Mar e das ruas no entorno. O superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fumam), Paulo Cesar Mafra, afirma que os estragos poderiam ser ainda maiores, não fossem as dunas e a restinga que protegem a faixa de areia.

________________________
Decretação da Defesa Civil:

Navegantes: 28/10/2016: Ciclones Marés de Tempestades/Ressacas - PROTOCOLO Nº SC-F-4211306-13112-20161028
Formulário de Informações do Desastre - FIDE / S2ID - Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil - SINPDEC / BRASIL.

_______________________

Publicação: Rita Dutra - Fpolis/SC






Nenhum comentário:

Mudanças climáticas e ocupação desordenada contribuem para tragédia no litoral norte de São Paulo.

T ragédia no litoral norte de São Paulo.   A.A. Notícias( 20/02/23) Para o  36 mortes  confirmado até agora  litoral norte de Sao Paulo  alé...